CARTA CONVOCATÓRIA

A Comissão Organizadora do I Encontro Local de Estudantes de Serviço Social (ELESS PARÁ), composta pelas/os estudantes de Serviço Social da escola sede, coordenação Regional da ENESSO, discente regional em Associação Brasileira de Estudo e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), e estudantes de outras instituições de ensino, vêm convocar as/os estudantes de Serviço Social à participarem do I ELESS PARÁ, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2017, na Universidade Federal do Pará - UFPA Campus do Baixo Tocantins, Abaetetuba/PA.

O I ELESS é um evento local organizado pelas/os estudantes de Graduação do curso de Serviço Social, e objetiva "organização da base de estudantes de Serviço Social por meio do fomento da reflexão e participação das/os estudantes na construção de estratégias de luta e resistências às demandas das/os estudantes de Serviço Social da região," conforme prevê o Estatuto da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), no art. 29º, garantindo a interação e o debate acerca da formação profissional e política, assim como o fortalecimento do Movimento Estudantil das/os Estudantes de Serviço Social (MESS) no estado do Pará.

O tema do encontro "A expansão do capital na Amazônia Paraense e o processo de (re)produção das expressões da 'questão social'", traz a discussão acerca dos avanços dos empreendimentos do capital na Amazônia paraense e suas implicações aos crescentes impactos ambientais e o acirramento das desigualdades sociais.

A exemplo têm-se os desmatamentos e as inundações causadas pelas hidrelétricas afetando diretamente a fauna, flora e provocando a realocação de povos e comunidades tradicionais que pertencem a esses territórios. Além do complexo ALBRAS/Alunorte, Projeto Grande Carajás e o avanço do agronegócio, intensificando a exploração da mão de obra local, prostituição, imigração e em consequência o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura, saneamento, políticas públicas etc. Outra problemática recente, diz respeito ao "Projeto Arco Norte", que prevê a criação de um complexo portuário no município de Abaetetuba/PA.

O Serviço Social ao investigar e intervir sobre determinada realidade, se propõe ao estágio da Formação Profissional, criando formas de estudos e enfrentamentos sobre as atuais relações entre homem/sociedade e homem/natureza. Nessa perspectiva, o I Encontro Local de Estudantes de Serviço Social tem como proposta debater e propor estratégias de resistências que tenha como objeto as novas formas de acumulação, concentração e expansão do grande capital, que reconfiguram socialmente e geograficamente a Amazônia Paraense. Destacamos nesse processo, a importância da sua participação nos espaços de discussão da ENESSO, e o I ELESS irá reafirmar que em momentos difíceis, não temeremos e a ENESSO VIVE e RESISTI contra a retirada de direitos.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do I ELESS PARÁ